A Máfia, o que é ? quais as mais famosas ?

.

O que é ?

.

De acordo com o dicionário máfia significa:

n.

  1. A organização criminosa secreta que opera principalmente nos Estados Unidos e na Itália e participa de atividades ilegais, tais como jogos de azar, tráfico de drogas, proteção e prostituição.
  2. Qualquer uma das várias organizações criminosas semelhantes, especialmente quando dominado por membros da mesma nacionalidade.
  3. A organização criminosa secreta que opera principalmente na Sicília, desde o início do século 19 e é conhecida por seus atos de intimidação e represálias contra os funcionários da policia e testemunhas.
  4. muitas vezes máfia Informal . Um grupo fortemente unido de sócios confiáveis.

.

Ou seja, a Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção colegial oculta e que repousa numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições. Os membros são chamados mafiosi (no singular: mafioso).

.

A palavra “mafia” foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa “alarde agressivo, jactância” ou marfud, que significa “rejeitado”. Traduzido livremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.

.

As 3 mais famosas pelo mundo

Casa Nostra – Italia

.

.

A maior família mafiosa italiana que era conhecida por dar fim nas outras famílias também pelo seu temperamento frio. Foram responsáveis pela exterminação de famílias consagradas como Cordopatri, Fellicci, Mammoliti e outras. Em meados de 1980 (Don Vito) matou seu próprio irmão por causa de disputa do cargo. (Don Vito) acabou sendo morto em 1983 com (6) tiros por um capanga da Família Mammoliti do qual o nome não identificado. o (Don de Ni Carlos) foi o mais poderoso chefe da família Cosa Nostra responsavel pela guerra entre as Fámilias Bellucci, Corleone, Turin, Brelloti e Cosa Nostra em 1955 do qual os Cosa Nostra venceram.

.

De acordo com alguns mafiosos, o verdadeiro nome da Máfia é Cosa nostra (literalmente, “coisa nossa”). Muitos alegaram que a palavra “mafia” foi uma criação literária. Outros traidores da Máfia, como Antonio Calderone e Salvatore Contorno, disseram a mesma coisa. De acordo com eles, o nome verdadeiro era “cosa nostra”. Para os homens de honra pertencentes à organização, não há necessidade de um nome.

.

Em novembro de 2007, a polícia da Sicília declarou ter encontrado uma lista com dez mandamentos(?), ou seja, um código de conduta, nos esconderijo do chefão da Máfia Salvatore Lo Piccolo. Seguem:

.

1. Ninguém pode se apresentar diretamente a um de nossos amigos. Isso deve ser feito por um terceiro.
2. Nunca olhe para as esposas de seus amigos.
3. Nunca seja visto com policiais.
4. Não vá a bares e boates.
5. Estar sempre à disposição da Cosa nostra é um dever – mesmo quando sua mulher estiver prestes a dar à luz.
6. Compromissos devem sempre ser honrados.
7. As esposas devem ser tratadas com respeito.
8. Quando lhe for solicitada uma informação, a resposta deve ser a verdade.
9. Não se pode apropriar de dinheiro pertencente a outras famílias ou outros mafiosos.
10. Pessoas que não podem fazer parte da Cosa nostra: qualquer um que tenha um parente próximo na polícia; qualquer um que tenha um parente infiel na família; qualquer um que se comporte mal ou que não tenha valores morais.

.

Hierarquia

.

Máfia Russa – Russia

.

.

Máfia Russa, conhecida como “Russkaya Mafiya”, “Máfia Vermelha”, “Krasnaya Mafiya ou Bratva (Irmandade), é o nome dado pelo exterior aos grupos criminosos que surgiram na União Soviética após a desintegração.

.

Em meio a incerteza política que tem mergulhada na ex União Soviética, desde o fim da Guerra Fria em 1991, o crime organizado tem se desenvolvido. Relatórios da Inteligência Russa estimam que a Máfia Russa tenha 100.000 membros que participam de 8000 grupos criminosos, que controlam entre 70% a 80% dos negócios privados no país e 40% de toda a riqueza nacional.

.

Muitos dos chefes e principais membros da máfia russa se pensa serem do Exército Soviético (extinto) e ex-funcionários KGB que perderam seus lugares na redução das forças, que começou em 1993, após o fim da Guerra Fria.

.

A Máfia russa parece ser organizada da mesma forma que a KGB. A máfia russa é conhecida pelas operações e transações obscuras, pelo seu forte poder bélico e por sua facilidade em driblar os sistemas de leis do país. Inclusive, os chefes da Máfia costuman ter incrível influência na legislação do país, além de contestar as leis que sejam contra seus negócios. Aliás, a Mafia Russa possuiu um número bem menor de membros que a conhecida Mafia Italiana, na qual possuiu membros em todas as partes do mundo. Ao contrário da máfia italiana, é conhecida pelo seu segredos.

.

Atualmente, os “chefes” das famílias são os criminosos que estiveram na prisão nos tempos da União Soviética (mais propriamente nos tempos de Stalin, Brezhnev, etc. até os anos 80.

.

Yakuza – Japão

.

.

Yakuza (em japonês: ヤクザ ou やくざ), também conhecidos como gokudō (極道) são os membros das tradicionais organizações de crime organizadoexistentes no Japão. A polícia japonesa os chama de bōryokudan (暴力団, literalmente “grupo de violência”), enquanto os próprio yakuza se chamam de “ninkyō dantai” (任侠団体 ou 仁侠団体, “organizações cavalheirescas”).

.

Os Yakuza surgiram como associações criminosas e obedeciam a regras rígidas específicas. Com o tempo, passaram a influenciar diversos segmentos da sociedade e política japonesa. Foi no início do século XVII que nasceram, nos grandes centros urbanos de Osaka e Edo (atual Tóquio), sob a égide dos chefes de quadrilhas. Os Yakuza agrupam diversas categorias: primeiro foram os jogadores profissionais e os ambulantes. A esses uniram-se os samurais que, a partir de 1603, com o fim das guerras feudais e o reinado da “Paz Tokugawa” por 250 anos, viram-se sem mestres, ameaçados de banimento.

.

Na hierarquia social Yakuza, abaixo dos samurais, dos artesãos e dos comerciantes vêm os hinin (não-humanos) e os eta (maculados). Os “hinin” são carcereiros, carrascos e pessoas ligadas à espetáculos. Os “eta” estão vinculadas à profissão de abate de animais (no xintoísmo e no budismo consiste mácula todo trabalho ligado à morte e ao sangue).

.

Os Yakuza criaram um estatuto e um código baseado nas relações de fidelidade entre o padrinho (oyabun) e seu protegido (kobun): a cerimônia de consagração consiste na troca do copo de saquê e representa a entrada no clã e os laços de sangue.

.

.

Entre as obrigações dos membros estão:

  • Não esconder dinheiro da gangue;
  • Não se envolver pessoalmente com narcóticos;
  • Não procurar a lei ou a polícia;
  • Não violar a mulher de outro membro;
  • Não desobedecer às ordens de um superior;
  • Não deixar rastros após o crime.

Fonte

About these ads

13 comentários sobre “A Máfia, o que é ? quais as mais famosas ?

  1. E é que eles ainda não conhecem o congresso brasileiro, quebota esse povo aí no chinelo… Capo sarney e Dom Temer que o diga…

  2. oi,minha sala no colegio vai fazer um trabalho com o tema mafia,agradeceria se pudessem me mandar imformaçoes sobre as grandes mafias no mundo,
    obg.

  3. Nao se esqueçam de pesquisar sobre a N´Dragheta, a qual poucos conhecem mas muitos já dizem ser maior que a propria cosa nostra hoje em dia.

  4. De um jeito ou de outro a vida é uma máfia, todo mundo tem seu lado mafioso e adimiro a máfia italiana pelo seu estilo diferencial e seu respeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s